As maiores Lagoas de Florianópolis: Lagoa da Conceição e a Lagoa do Peri




Existe uma lenda antiga sobre a formação das maiores e mais belas Lagoas da região.


A história fala sobre uma família que veio colonizar Desterro (antigo nome de Florianópolis), um pai, uma mãe e filha, uma linda menina chamada Conceição.


A Conceição gostava de passear pelas áreas verdes do entorno da sua casa.

Um dia, em um dos seus passeios Conceição conheceu Peri, um indígena Carijó que não apenas apresentou os encantos da ilha mas fez seus olhos brilharem e seu coração vibrar de amor. Depois de vários passeios e muita desconfiança dos pais de Conceição, seu pai decide segui-la pelas matas e encontra Conceição passeando de mãos dadas com Peri.


Os dois homens brigaram, o pai de Conceição saca uma arma de fogo e mata Peri. Peri começa a sangrar, seu sangue se mistura com um córrego e logo forma uma poça. Uma poça tão grande que surge a Lagoa do Peri, uma Lagoa com águas escuras e quentinhas como o sangue de Peri.


Já Conceição foge em direção a sua casa chorando.

Chora tanto pela perda do seu grande amor que suas lágrimas formam uma grande poça constituindo a Lagoa da Conceição, que tem águas mais claras e é salgada como as lágrimas de Conceição.




A Lagoa do Peri fica a 2,5km da pousada, é um lugar rico em sombras naturais, areia branquinha e águas tranquilas. Perfeito para quem tem crianças e gosta de muita natureza. O complexo do Parque da Lagoa do Peri possui um playground para a criançada o que torna o ambiente de pura diversão para os pequenos que gostam de alternar o momento entre brincadeiras nas aguas calmas na lagoa, na areia fofinha e no parquinho. É tão gostoso para eles que sempre indicamos ser um dos últimos passeios para as famílias porque dificilmente depois os pais vão conseguir convencer a meninada de ir para outras praias e passeio.

A Lagoa do Peri tem uma estrutura para picnics com mesas distribuídas pela sua área e banheiros públicos. Além de um restaurante em frente ao parque que serve almoço e lanches. Durante a alta temporada o espaço recebe aluguéis de peladinhos, stand up e caiaques e algumas barraquinhas que vendem lanches e complementam a estrutura do Parque.




Já a Lagoa da Conceição é considerada o coração da ilha. Fica a 21 km da Pousada e lá vc pode alugar ou ter aulas de Stand up, Kite Surf, Sandboard nas dunas, Parapente, Caiaque e ainda pegar um barco-bus para o Canto da Lagoa ( um passeio imperdível e super delicioso!).


A Lagoa é conhecida por sua diversificada opções de restaurantes - recomendamos as famosas sequências de camarão - mas tem acarajé, comidinhas veganas, food trucks, cafés e bares com som ao vivo durante a noite.

Na praça central você consegue aproveitar a feira de artesanato com muitas opções de lembrancinhas da ilha e em tempos onde há possibilidade de aglomerar ela recebe artistas para pequenos shows e ensaios das escolas de samba no carnaval. A avenida das rendeiras compõem a orla da Lagoa e é perfeito para um passeio durante o dia, principalmente para acompanhar o fim de tarde que sempre atrai dezenas de pessoas para prestigiar o espetáculo que é o sol se despedindo de Florianópolis no fim da tarde. Lembrando que a Lagoa da Conceição é caminho para Praia da Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa que preenche o pacote de praias do leste.



Posts recentes

Ver tudo